terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Dieta do Sono

Passando pelo blog de uma amiga mamae, a Edneia, eu vi que ela queria uma dietinha basica, ai eu lembrei de uma materia que eu li na revista Glamour que me chamou atencao e ai resolvi postar aqui pra voces.
Eh a Dieta do Sono, alguem ja ouviu falar? Hoje em dia inventam dieta de tudo quanto eh jeito e nome, mas do sono confesso que nunca vi.
Bom, funciona assim:
Eh preciso que voce durma pelo menos 7 horas e meia todas as noites, so isso sozinho, sem modificar muito os habitos alimentares e nem de exercicios faz perder peso sim, isso eh o que diz um medico expert no assunto.
A revista Glamour convidou 7 mulheres de pesos variados e diferentes estilos de vida para dormirem essas 7 horas e meia por noite durante 10 semanas e os resultados impressionam pois nao eh preciso fazer nada a mais e emagrece como que por 'milagre'. Teve quem perdeu 5 quilos, 3 quilos, ate uma que emagreceu 7 quilos!
Estudos comprovam que pessoas que dormem pouco tem tendencia a pesarem mais diz o medico Sanjay Patel, medico, e pesquisador da Case Western Reserve University em Cleveland-EUA. Uma pesquisa conduzida por esse medico, que durou 16 anos feita com 70,000 mulheres, ele descobriu que das que dormiam 5 horas ou menos por noite tinham 30% de chances de engordar ate 15 quilos a mais do que as que descansavam mais.
Mas que conexcao existe entre o sono e o peso?? A ciencia mostra que a deprivacao de sono modifica o hormonio que controla o apetite, as vontades e o metabolismo da gordura.
Mesmo que voce nao perceba, quando se esta cansada eh provavel que voce coma mais as vezes ate muito mais do que comeria normalmente.
A prova eh essa: pesquisadores da Universidade de Chicago, permitiram que as pessoas dormisse 5 hrs e meia numa noite e 8 hrs e meia na outra, e entao mediram a quantidade de lanchinhos que as pessoas comeram no dia seguinte. Eles comeram uma media de 221 calorias a mais quando estavam com sono -uma quantidade que pode ser traduzida na forma de um ganho de gordura de quase 600 gramas em 2 semanas!
Quando as mulheres estao privadas de sono elas tem um aumento no hormonio que eles chamam de " hormonio da vontade" que faz querer comer mais.
E tambem tem uma queda no hormonio Leptin, que eh o hormonio que controla a hora de parar de comer, que te fala que ja esta cheia e eh o suficiente.
Nao somente voce quer mais comida quando esta com sono, como voce quer junk-food pois o corpo pede por carboidratos simples (chocolate, massas, doces) que sao mais facilmente digeridos e dao a falsa sensacao de energia rapidamente.
Antes mesmo de voce comecar a notar a perda de peso, voce ira perceber a diminuicao de suas medidas. A explicacao disso?
"Durante o sono profundo, o seu cerebro secreta o hormonio do crescimento, que diz ao seu corpo como queimar gorduras para se transformar em energia." Quando voce priva o seu corpo do sono profundo, e as calorias extras sao depositadas como gordura, nao existira hormonio do crescimento suficiente para quebrar essas gordurinhas. Entao o seu corpo pega um 'atalho' e guarda essa gordura nas suas coxas, barriga, bunda ou em qualquer lugar onde voce tem tendencia a engordar.
E ai esta pronta pra comecar a sua Dieta do Sono??? aqui vao as dicas:

A quantidade minima de sono que voce precisara pra perder peso sao 7 horas e meia por noite.
Mas o mais perto que voce conseguir do tanto de sono que eh ideal pra voce -veja o item 4, abaixo, para saber- melhor resultado tera. (desculpe mas dormir mais que o ideal nao fara voce emagrecer mais!) e voce nao precisa ser obesa pra funcionar. O que fazer:

  1. Va dormir e acorde todos os dias no mesmo horario: escreva o horario que voce tem que acordar de manha e conte 7 horas e meia para tras. esta eh a hora que voce precisa estar na cama. Mas tambem nao iremos acabar com toda a sua diversao: Nas Sextas ou Sabados a noite, voce pode ir dormir 1 ou 2 horas mais tarde do que o horario normal e pode acordar 1 ou 2 horas mais tarde tambem-desde que voce tenha as suas 7 horas e meia de sono.
  2. Comece uma rotina na hora de dormir: crie um ritual pre-sono: como uma leitura leve, um banho quentinho, alongamento. Comecando mais ou menos uns 45min antes do horario que voce planejou fechar seus olhos. Rapidamente o seu corpo ira associar certas acoes com relaxamento e vontade de dormir. E desligue sua televisao, seu computador, seu celular antes dessa hora comecar. Quando os seus olhos sentem o brilho da luz, estimula o cerebro a ficar acordado e diminue o hormonio melatonina, responsavel pela vontade de dormir.
  3. Vigie o seu habito de cafeina e alcool: Nao consuma cafeina apos as 2:30 da tarde (incluindo cha com cafeina e refrigerantes) e evite beber alcool ate 3 horas antes de dormir. Bebida alcoolica pode te deixar sonolento a principio, mas te impede de conseguir dormir profundamente.
  4. Saiba exatamente quanto de sono voce precisa: De acordo com a Fundacao Nacional do Sono, algumas mulheres necessitam de ate 9 horas de sono por noite. Se voce esta dormindo 7 horas e meia e mesmo assim nao consegue acordar sem ajuda do despertador, entao voce precisa dormir um pouco mais. Tente ir dormir 15 min mais cedo ate voce atingir a quantidade perfeita para voce - pode levar ate 1 semana ou mais pra que voce atinja o numero ideal de horas de sono.
  5. O que pode dar errado ( e como consertar): dormir mais pode parecer facil, mas pode ser dificil. Aqui algumas dicas para conseguir vencer esses obstaculos:

- se voce sente falta da TV: grave e assista outra hora seus programas favoritos e lembre-se dos beneficios que tera em troca.

-nao cosegue dormir antes das 11 horas: se voce eh uma corujinha que gosta de dormir tarde, mude para o novo horario aos poucos e depois mantenha-se firme. Logo voce se acostumara.

-nao consigo ficar sem um cafezinho a tarde: se voce he viciada em cafe, tente ir diminuindo aos poucos, e acredite o cafe influencia muito na qualidade do seu sono. Vai trocando por descafeinado que em 1 semana sem tomar cafeina seu corpo ja tera se acostumado e voce nem sentira a diferenca.

-como irei achar tempo para o marido e filhos indo para a cama tao cedo: isto eh dificil para qualquer mulher com marido e filhos, mas tente introduzir seu marido na rotina tambem. Pode ser sexo, ficar abracadinho, lerem juntos, pode ser um banho juntos. Se este eh o unico horario que voces passam juntos, as chances de ele perder um pouco de TV e ficar com voce serao grandes.

fonte: Revista Glamour

E ai gostaram?? Na minha opiniao, eu ate acredito sim que estando bem disposta nos temos mais energia para tudo, e consequentemente teremos uma melhor qualidade de vida que resultara em perda de peso. Maaaasss acho que esse medico que esta propondo isso nao tem filhos!! Especialmente filhos pequenos!! IMPOSSIVEL para mim dormir essas 7hrs e meia, malema durmo 4 horas direto quanto mais 7hrs!! Seria um luxo pra mim!! Quem sabe mais pra frente quando Lucca estiver maiorzinho e dormindo a noite toda conseguirei emagrecer "num piscar de olhos" sem esforco nenhum!

Mas a ideia eh boa sim, principalmente se for acompanhada de exercicios e bons habitos alimentares acho que da pra perder peso sem tanto sofrimento e quem sabe, sem parecer dieta. So o nome ja deprimi ne?? da uma preguiiiica de comecar...quem sabe segunda que vem???!!rs

3 comentários:

Vivian disse...

Gostei amiga
Vou dormir mais!!
kkkkk

GabrioLLeta disse...

thanks pelo elogio,viu?
Óhn, acho que essa dieta do sono não funciona muito não! Sou dorminhoca que só vendo.. durmo em qualquer lugar - só nunca dormi em pé! rs*
Era pra eu ser seca igual a um bacalhau - rs*

Bjo*

Edneia disse...

Oi Flor, obrigada pelo carinho, mas eu não consigo fazer esta dieta até porque a Ana Luiza não deixa eu dormir. rsrsrs. ela acorda umas 4 vezes de madrugada. Obrigada mais uma vez.

Beijos

Postar um comentário

Ola! Obrigada pelo seu comentario! Volte sempre :)
*deixe seu email para que eu possa te responder!

Para parcerias, duvidas ou qualquer outra coisa, me mande email: fashionmamabybru@gmail.com

Beijos FashionMama BRU

Blog Widget by LinkWithin
Independent Fashion Bloggers/

Arquivo Fashion

  © Copyrigth 'Fashion Mama' by Bru M. 2008-2009 - All Rigths Reserved.

Back to TOP