terça-feira, 18 de agosto de 2009

Lisos e Perfeitos

Se tem uma coisa que eu AMO de paixão é cabelo liso.
É o meu maior sonho de consumo, queria ter madeixas escorridas, longas, e que eu pudesse ficar jogando pra um lado e pra o outro!kkk
Meu cabelo natural não é nem liso e nem enrolado, é bláh como eu costumo chamar.
Não tem definição, a frente é lisa, o cocuruto é meio torto sabe, não faz ondas, fica assim meio esquisito..ah sei la...ele demora horrores pra crescer, as pontas ficam meio esticadas, ou seja so fico feliz com uma boa escova!
Quando eu estava ai no brasil eu fazia escova progressiva 2 vezes por ano e meu cabelo ficava lindo, agora aqui nao tem :( pelo menos não achei ninguem que presta ou que eu confie.
Fico aqui sonhando com estas mil escovas diferentes, e tratamentos que aqui não tem.
Brasileiro é tão criativo!

Achei esta materia aqui muito legal sobre escovas progressivas e definitivas e varias dicas boas.
E vou transcrever aqui ta:



Com a ajuda de especialistas no assunto, Corpo a Corpo solucionou as principais questões que envolvem as técnicas de escova e alisamento mais utilizadas nos salões do país. Além de saber um pouco mais sobre cada tratamento, você vai ficar por dentro dos cuidados que precisará adotar, ao optar, para ter o resultado dos seus sonhos.

Escova e alisamento são a mesma coisa?

"Não. As escovas, em geral, não deixam o cabelo completamente liso. Dão movimento aos fios, mas a redução de volume é temporária. Já as técnicas de alisamento costumam ter um resultado melhor e mais duradouro", explica Tatiana Almeida, terapeuta capilar da Clínica Karla Assed (RJ). No entanto, os efeitos de cada técnica dependerão dos princípios ativos presentes nas fórmulas.

Como saber, entre as várias possibilidades de alisamento, qual é a melhor?

"Consulte o seu cabeleireiro. É ele quem terá essa resposta, depois de analisar os fios, o grau de ondulação, o volume e a textura deles. Ele também colherá informações sobre as químicas que já foram aplicadas no cabelo, pois alguns produtos (utilizados para clareamento, por exemplo) podem ser incompatíveis com compostos alisantes", avisa Mauricio Morelli, do Vimax Art Hair Beauty (PR).

Para um efeito duradouro, posso fazer alisamento antes da progressiva, e vice-versa?

As técnicas podem ser combinadas, sim. "Normalmente fazemos o alisamento antes e a progressiva depois", avisa Rosa Maria, do Club Capelli. Porém, é fundamental analisar a resistência e a textura do fio antes de empregar qualquer um dos métodos.

O que é relaxamento? Para que tipo de cabelo é indicado?

O método é indicado para soltar os cachos dos crespos. "Em geral, são usados ativos como o hidróxido de sódio e cálcio, e o ácido tilglicolato de amônia. A técnica é indicada para cabelos volumosos, e não deixa os fios com cara de alisados artificialmente", esclarece Tatiana Almeida.

A progressiva pode provocar queda de cabelo?

Segundo os especialistas, sim. "O efeito da escova é progressivo, como o próprio nome diz. E isso inclui os danos. Nos casos em que há queda acentuada, recomendamos suspender imediatamente o uso do produto e investir em reconstrução capilar frequente", alerta Marisa Russo. Nessas condições, ouvir a opinião de um dermatologista também é fundamental para o sucesso do tratamento.

Dá para realizar progressiva em cabelo colorido? E tingir (ou fazer mechas) depois da escova, é possível?

A escova progressiva pode ser feita em todos os tipos de cabelo, mesmo nos que foram submetidos a químicas anteriormente. Após a escova, os fios também podem ser tingidos. "No entanto, recomendo um intervalo mínimo de dez lavagens entre uma técnica e outra. Além disso, para se aliar as duas é necessário fazer uma análise cuidadosa do fio, verificando suas condições. E hidratar muito: antes, durante e depois", alerta Mauricio.

Qual é a diferença entre escova marroquina, de chocolate, de açúcar, de morango...?

Elas partem de uma formulação com doses mínimas de formol. "O que muda, de uma para outra, é a essência utilizada justamente para disfarçar o cheiro desagradável do composto químico, usado para alisar os fios", explica Sérgio G., cabeleireiro do Studio W Iguatemi (SP).


Qual é o melhor tipo de alisamento para os finos e ondulados?

A escova progressiva. "Ela repõe a queratina do cabelo, conferindo mais resistência e melhorando sua textura", diz Marcos. No entanto, lembre-se de que é importante saber qual é a opinião do seu cabeleireiro, antes de fazer a opção.

O que acontece se o meu cabeleireiro dispensar o uso da chapinha para finalizar a escova? O resultado pode ficar mais natural?

A chapinha é usada para potencializar o alisamento. "O seu uso também aumenta o tempo de duração da escova. Mas, se dispensarmos o equipamento, o resultado ficará mais natural, sim, e o cabelo, com mais movimento", afirma Mauricio Morelli.

De quanto em quanto tempo devo repetir a progressiva?

O intervalo varia de acordo com o tipo de fio. Os mais rebeldes pedem retoque mais frequente. O ideal, para preservar a saúde do cabelo, é dar um intervalo de pelo menos três meses entre uma aplicação e outra. "O importante é saber que, quanto mais bem tratado for o fio, maior será a durabilidade da escova, que pode chegar a até cinco meses", diz Neide Pereira, terapeuta capilar do Fashion Clinic (RJ).

Por que depois de um tempo o cabelo "escovado" fica seco, espigado?

O segredo está na manutenção, que precisa ser feita com produtos adequados. É fundamental usar xampu sem sal e condicionador com alto poder hidratante. "Para evitar o ressecamento e a quebra dos fios, o ideal é fazer hidratações semanais e, se possível, agendar uma reconstrução capilar todos os meses", indica Marisa Russo, cabeleireira e supervisora técnica do Sewha Magic Story (SP).

Tchau, chapinha!

"Eu era escrava do alisamento caseiro. agora, é só lavar, secar e estou pronta. Tenho bastante química nos fios, mas, mesmo assim, não sinto que eles ficaram ressecados. ao contrário: estão mais bonitos e brilhantes." maristela Diehl, 26 anos, modelo

O que ela fez:
Escova inteligente Blue max, técnica indicada para quem tem fios ondulados, com muito volume e frizz. Depois de aplicado nos fios limpos e úmidos, o produto precisa agir durante 15 a 20 minutos. O cabelo é dividido em mechas, e pranchado. O processo termina com o enxágue e a aplicação de uma máscara hidratante.

Efeito:
"Diminui bastante o frizz e o volume, conferindo um resultado natural e deixando o cabelo brilhante e macio", garante o cabeleireiro Sérgio G., do Studio W iguatemi (SP), responsável pela transformação.

É indicado fazer cauterização depois da escova inteligente?

A cauterização é um tratamento térmico e, em alguns casos, o calor pode fragilizar ainda mais os fios. "Recomendo uma reconstrução capilar, que deposita minerais, aminoácidos e colágeno nas áreas danificadas do fio", indica neide Pereira.

O que é henê e para que é indicado?

"É uma pasta alisante, à base de chumbo, incompatível com qualquer outro método", explica Cícero Lima, do salão Éclat (RJ). sua única vantagem é o preço: muito mais baixo do que o de outros produtos com a mesma finalidade. Porém, segundo os especialistas, a economia não compensa. "Hoje em dia não indicamos o henê para nenhum tipo de cabelo. Temos outras alternativas disponíveis no mercado, que causam menos danos e garantem um resultado melhor e mais duradouro", explica Tatiana Almeida.

Não gostei do resultado da técnica definitiva. Há alguma maneira de voltar atrás?

Como o nome diz, o resultado é definitivo. O produto utilizado nesse procedimento permanece, em média, dois a três anos no cabelo. "A solução é deixar o cabelo crescer, e ir aparando as pontas", diz Marcos Coraza, hair stylist do Gilberto Cabeleireiros (SP).

Que outras substâncias podem ser utilizadas no lugar do formol?

O tioglicolato de amônia e a monoetanolamina agem de forma semelhante ao formol, e podem até alisar os fios de forma definitiva, sem oferecer tantos riscos à saúde. "Para cada tipo de cabelo, aliamos esses princípios ativos a técnicas específicas, garantindo fios mais (ou menos) lisos, dependendo do resultado desejado", esclarece Ricardo Moreno, hair stylist do RM Trends (RJ).

Porque só devemos usar xampu sem sal após a química?

Este produto é capaz de prolongar a durabilidade da escova. e mantém os fios hidratados. "Também indico xampus de pH ácido, em torno de seis. Assim, o cabelo fica mais brilhante e fácil de pentear", recomenda Ronaldo M. Fuentes, do salão sunshine (SP).

Quais cuidados eu devo ter depois do alisamento?

"Além de usar xampu sem sal, adote produtos à base de aminoácidos e proteínas, que ajudam a recuperar os fios dos desgastes sofridos", indica Ale Pereira, do salão Angel Coiffeur (RJ). "se possível, complemente a rotina de cuidados com um tratamento de reconstrução, a cada 30 dias", acrescenta Cícero Lima.

É normal sentir ardência nos olhos durante os procedimentos de alisamento?

Os produtos utilizados não deveriam provocar essa reação. "somente as técnicas que usam formol em grande quantidade provocam o sintoma. Por isso, fique alerta! É preciso ter bastante cuidado ao escolher a técnica e o profissional que a realizará", diz Marisa.

O formol, como alisante, foi proibido no Rio. Quais os danos reais que essa substância pode trazer para a usuária e para o cabeleireiro?

A determinação visa coibir o abuso praticado por alguns salões, que estavam adotando o composto químico em dose muito acima da recomendada pela Anvisa: 0,2% como conservante e 5% como endurecedor de unhas. isso coloca em risco a saúde de quem recebe o tratamento e a de quem o aplica. essa química pode ocasionar vermelhidão, dor, irritação e até queimadura na pele. O vapor liberado na aplicação também pode provocar irritação nos olhos. O cheiro do produto pode levar a dores de garganta, irritação no nariz e dificuldade respiratória.

Lisos e macios

"usava permanente afro, porque tenho o cabelo muito crespo. mas cansei e resolvi mudar. Hoje o meu fio é bem liso, mas, ainda assim, mantém o aspecto natural. além disso, notei que ficou supermacio depois da escova. adorei!" Patricia ambrosio, 37 anos, gerente comercia

O que ela fez:
Escova definitiva azlon, indicada para fios crespos e com volume. À base de hidróxido de guanidina, é aplicada nos fios secos, protegidos por um gel, e precisa agir pelo tempo mínimo de 30 minutos. Depois do enxágue, o cabelo é pranchado e recebe um neutralizante. a técnica pede, ainda, um novo enxágue e uma máscara hidratante.

Efeito:
"Traz excelentes resultados, mesmo para fios crespos resistentes. mas é um tratamento definitivo", explica Evandro Ângelo, do salão EV Equipe, que fez a mudança.


Parecidas, mas diferentes

Progressiva, temporária, inteligente, definitiva: para cada técnica é empregada uma fórmula e, por isso, o tempo de duração e o resultado de cada uma variam. Conheça melhor as diferenças entre elas:

Temporária e inteligente: têm como base o formol, na concentração liberada pela Agência de vigilância sanitária. Proporcionam redução de 70 a 80% do volume dos fios, e causam menos danos do que a progressiva. O liso proporcionado por estes métodos dura de 15 a 30 lavagens. "A inteligente contém agentes nutritivos e hidratantes, que amenizam o ressecamento dos fios", afirma Mauricio Morelli.

Progressiva: "Usa doses maiores de formol e, em alguns lugares, já foi proibida, por oferecer riscos à saúde", explica Rosa Maria Mendes, do Club Capelli (RJ). O formol também pode levar ao afinamento progressivo da estrutura dos fios.

Definitiva: "Feita à base de tioglicolato, alisa em 100% o cabelo, e é definitiva mesmo, como o nome sugere. Depois de fazer, basta retocar a raiz", complementa Rosa. Mas é preciso realizar manutenção adequada. "Caso contrário, o cabelo ficará ressecado, com aspecto de espigado", diz Tatiana Almeida, da Clínica Karla Assed (RJ).

FOTOS: CAIO MELLO / FABIO MANGABEIRA (STILL) / ARQUIVO PESSOAL Fonte: Revista Corpoacorpo


3 comentários:

Natalie Felix disse...

Obrigada pelo apoio..bem..eu sempre faço progressiva com a mesma pessoa desde que econtrei o cabelereiro perfeito para isso..além disso faço luzes e pinto meu cabelo para ficar do jeito que eu quero...shampoo sem sal pra mim não rola...não sei..meu cabelo parece que apodrece...hahaha...serio..daí uso dove lisos...e mariana macadâmia..aquele do pote de margarina..não sei se já ouviu falar...mas coloco em outro pote né?? Os resultados são ótimos...meu cabelo antes da progessiva e depois..mesmo com a tintura..é outro amiga! Beijos..seu blog é muuuuuuuuuuito bom!! beijos

Bru disse...

Obrigada nati!! nossa nunca ouvi falar dessa, mas deve ser bom msm, pois seu cabelo esta lindo!
quero encontrar alguem aki tbm!rs

beijos

Cássia disse...

Bruna, o sonho da minha vida é ter cabelo liso. Meu cabelo é fininho. Lisinho na raiz, e cacheado nas pontas. E por ser mt fino, ele arma. Eu já fiz mt loucura pra ter cabelo liso, já alisei até e quase fiquei careca. Sou total escrava da chapinha e a minha tá capenga demais.
Aqui no Brasil cada vez inventam mais escovas. Tem aquelas de frutas, tem marroquina (que tá bombando), a de flores, mas acho que a mais eficaz mesmo é a progressiva. Tenho amigas que arrumaram uma receita e fazem em casa (lokas!), mas estão sem fazer, pois não acham o formol em lugar nenhum.
E por aqui tem uma vasta coleção de defrizantes, coisinhas pra passar antes pra durar a escova. Eu achava que aí tinha isso tudo, por causa das famosas com cabelos lindos que eu vejo na tv e nas revistas.
Saiba que você não é a única nessa luta pelos fios lisos.
Meu sonho é ter aquele cabelo q eu possa lavar, e deixar que seque normalmente. Sonhar não custa nada né? hahahahahaha

Bjos!

Postar um comentário

Ola! Obrigada pelo seu comentario! Volte sempre :)
*deixe seu email para que eu possa te responder!

Para parcerias, duvidas ou qualquer outra coisa, me mande email: fashionmamabybru@gmail.com

Beijos FashionMama BRU

Blog Widget by LinkWithin
Independent Fashion Bloggers/

Arquivo Fashion

  © Copyrigth 'Fashion Mama' by Bru M. 2008-2009 - All Rigths Reserved.

Back to TOP