domingo, 3 de janeiro de 2010

A Moda de 2000 à 2009

Mal piscamos e o tempo voou!
Já estamos em 2010 e nem parece que uma década passou.

A moda entre 2000 e 2009 me pareceu uma releitura de outras décadas.
Não houve um estilo particular, mas sim uma evolução do minimalismo da década de 90 para algo mais feminino e com certeza muito mais libertador, pois usamos um pouco de tudo com um toque mais moderno.

A revista New York Magazine fez uma retrospectiva do que rolou na década de 2000 (estranho falar assim né?), vamos relembrar? Confira:

f1
Clique na imagem para ampliar

O inicio dos anos 2000 (2000 - 2004) ainda trazia um pouco da estética minimalista de 1990.
Mas a partir de 2003 isso foi mudando e veio a ascensão do estilo Boho, do jeans, vestidos e saias, um pouco de hip-hop, heavy metal.

f2

Denim: Jeans escuro foi muito popular no começo da década. Esta tendência teve seu ápice em 2004 quando os jeans clarinhos se tornaram escassos. Os jeans de cintura baixa fizeram muito sucesso.

Saias e Vestidos: Após uma tendência moderada nos anos 90, as saias de vestidos voltaram com tudo, especialmente com o estilo boho.

Cultura Hip-Hop: A moda hip-hop evoluiu muito durante esta década. Usou-se muito moletons com capuz, tênis, bonés estilo trucker, camisetas vintage. Tudo isso até meados de 2003.

Moda Heavy Metal: O que marcou aqui foram as peças em couro como jaquetas motorcycle e biker. Correntes e tachas, que fazem sucesso ainda hoje.

Moda Pop Punk: Caracteriza-se pelas calças largas, pulseiras, trucker hats, óculos aviator.

Boho-Chic: O estilo bohêmio/cigano, conhecido mais por boho-chic comecou como um estilo mais underground em 2000 e resurgiu em 2003 muito influênciado pela atriz Sienna Miller e as gêmeas Olsen. A popularidade começou a cair em 2006 mas a influência boho continuou até 2008. Caracterizado por saias longas e fluidas, vestidos, estampas.

Moda Ativista: Roupas usadas por ativistas de esquerda começaram a aparecer no começo do ano 2000. Camisetas com estampa de Che Guevara, Kafiehs e outras camisetas suportando grupos ou com mensagens tiveram seu pico pouco antes do começo da guerra do Iraque em 2003.
A partir dai, foi diminuindo sua popujaridade, embora não tenha desaparecido totalmente. Somente os Kafiehs que continuaram em alta quando em 2005 começaram a aparecer em grandes marcas.

f3

O visual sofisticado e urbano, uma das principais tendências da segunda metade da década, começou em 2004.
Na segunda metade da década (2005 - 2009) as mulheres foram se tornando cada vez mais femininas e vestidos e saias ganharam mais popularidade.
Houve um afastamento dos jeans escuros para os mais variados tons e lavagens. Roupas com caimento mais ajustado tornou-se popular para ambos os sexos, mais especialmente para as mulheres.

Look Urbano Sofisticado: Este look mais chic ganhou cada vez mais popularidade e saiu das cores kakhis para o preto.

Leggings: Os leggings retornaram em 2005 mas só fizeram sucesso realmente em 2007 quando foi lançado pela American Apparel. Inicialmente disponivel em preto e cinza, gradualmente retornaram em varias cores e estampas. Geralmente usados com túnicas ou camisetas longas, vestidos levinhos ou com decote império. E as vezes usados com mini saias como em 1980.

Calçado: Até 2005 os saltos agulha com bicos extremamente finos eram a tendência dominante nos calçados femininos. Em 2007 as sapatilhas bailarinas apareceram novamente, e os bicos dos sapatos começaram a aparecer redondos. Mas não substitui totalmente os bicos finos e os saltos altos. As botas vinham em uma variedade de saltos e comprimentos. Em 2009 vários estilistas trouxeram de novo os saltos altos com plataforma na frente, ou salto meia pata.

Look "Arrumadinho": O estilo hip-hop com jumpsuits e roupas de moletom saem de cena em 2004 e dão entrada ao look mais arrumado, estilo Kanye West.

Saias e Vestidos: Agora na metade da década as saias e vestidos ganharam força total. As longas estilo boho continuam mas bem menos e as com comprimento no joelho, saia lápis, tulipa, com corte em A ganham muito mais projeção. Voltam as cinturas altas e saias balonês.

Roupas Justas: As roupas largas, popularizadas pelos rappers durante os anos 90 e 00 perderam sua força em 2007 quando as roupas mais justas entraram em cena. Os jeans Skinny com cós beeem baixo fizeram muito sucesso e continuam até hoje. As saias e vestidos ficaram mais ajustados, dando inicio a fase dos bandage.

Óculos Grandes: Os óculos de designers como RayBan Wayfarer, Aviator e os estilo máscara reinaram a partir de 2004. O estilo geek chic fez muito sucesso entre homens e mulheres.

f4

Outras Tendências:

- Camisas pólo e vestidos listrados fizeram sucesso até 2008, e depois foram meio substituídas pelas camisas de flanela xadrez e derivados.
- Kimonos japoneses e bijus em laca vieram em 2006, inspirados pelo filme Memórias de uma Geisha.
- Roupas estilo militar também fizeram sucesso junto com bandanas e estampa de camuflagem.
- Em 2005 foi moda as calças capri, usadas casualmente com sandalias ou mais arrumadas com salto alto.
- As infames Crocs foram brevemente usadas no verão de 2006.
- A moda observou um retorno dos anos 80 e 90, foram usados muitas headbands no cabelo, skinny jeans, fluo, tachas e nude.
- Na maquiagem saem os glosses e entram os batons. Muita ousadia nas cores, que migraram até para as mãos em esmaltes super diferentes.
- Nos cabelos, acaba a era Rachel (de Friends) e entram os lisos partidos ao meio, os cacheados retornam dando férias as chapinhas, tudo muito mais democrático. Os cortes curtinhos fizeram sucesso e agora os longos repartidos de lado voltaram no final de 09.

Como relembrar é viver, eu amei olhar pra esses ultimos 10 anos e gostei do que eu vi viu?
Agora o que será que nos aguarda para 2010???!!



Este post era pra ter saido antes da virada do ano mas não resisti em curtir uns dias longe da internet :)
créditos das imagens: Glamour paraguaio

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da retro Bru!
Mas sabe que acho que as peças não mudaram tanto e sim foram entrando mais acessórios, acho que esses sim evoluiram muito, jamais eu usaria a mesma bolsa ou o mesmo calaçado que eu usava em 2000, hehehe. A treva!
Beijão e feliz ano novo para vc e pro gatão do Lucca =)

Faby disse...

Adorei este post Bru...
Estava na Inglaterra no inicio do seculo (rs) e me lembro das inglesas usando calcinhas fio-dental aparecendo no jeans. Achava ridiculo! hahaahha
Adorei o skinny jeans, óculos grandes e xadrez. Uso sapatihas crocs do tipo mary janes apesar de muita gente achar o "ó", mas são confortáveis e práticas... Antonio também usa muuuito.
Apesar de não seguir o mundo da moda, sempre acabo me identificando com algo e aderindo. Seja uma cor, uma textura ou até mesmo um estilo.

Beijo enorme!
Faby

Ana Paula disse...

Adorei a retrospectiva Bru!!!

Um ótimo Ano pra vc !


bjs

Elisa Avelar disse...

Menina linda,
Que retrospectiva, hein?
Porque isso que eu te acho tão "entendida de moda", como dizem por aí. Eu não sabia nem a metade da metade, rs.
Um beijo, flor.

Postar um comentário

Ola! Obrigada pelo seu comentario! Volte sempre :)
*deixe seu email para que eu possa te responder!

Para parcerias, duvidas ou qualquer outra coisa, me mande email: fashionmamabybru@gmail.com

Beijos FashionMama BRU

Blog Widget by LinkWithin
Independent Fashion Bloggers/

Arquivo Fashion

  © Copyrigth 'Fashion Mama' by Bru M. 2008-2009 - All Rigths Reserved.

Back to TOP